Menstruação é a perda sangüínea que ocorre em intervalos regulares de aproximadamente um mês (daí, o nome).

O sangue menstrual é líquido e incoagulável.

Às vezes apresenta-se em blocos (coágulos sangüíneos) que podem ser muito pequenos ou atingir tamanho expressivo, que significa aumento excessivo da quantidade de sangue

O ciclo menstrual é dividido em:

    • 1) Fase menstrual propriamente dita, caracterizada pela perda sangüínea, pode ocorrer cólica menstrual de intensidade variável de mulher para mulher e na mesma mulher de mês para mês, quando não interfere nas atividades diárias não necessita cuidados médicos.

 

    • 2)Quando a cólica menstrual é intensa, não melhorando com analgésicos comuns e impedindo a mulher de exercer suas atividades cotidianas, recebe o nome de DISMENORRÉIA e merece atenção especial.

 

    • 3)Fase pós-menstrual ou pré-ovulatória; não existe perda sangüínea ou secreções.

 

    • 4)Fase ovulatória caracterizada pela presença de secreção branca semelhante a clara de ovo, em algumas oportunidades é acompanhada de cólica discreta, os médicos classificam essa cólica como “dor do meio” porque sempre aparece nessa época do ciclo.

 

    • 5)Fase pós-ovulatória ou pré-menstrual, inicia-se com o desaparecimento da secreção ovulatória tipo clara de ovo.É caracterizada pela tensão pré-menstrual que ocorre na grande maioria das mulheres com intensidade muito baixa, em algumas com alta intensidade necessitando tratamento.

 

A menstruação pode variar segundo:

Intervalo: 28 dias admitem-se pequenas variações, 2-três dias para mais ou para menos, é a chamada eumenorréia.

Quando o intervalo é muito grande (40-50dias) denomina-se espaniomenorréia, quando é muito pequeno (20-25 dias) denomina-se próio ou polimenorréia;

Duração: no geral perdura de três a cinco dias.

Quantidade: no geral a mulher perde cerca de 120 ml pôr dia, ou 3-5 pensos/dia, quando existe perda de coágulos sangüíneos é um indicativo de aumento na quantidade.

A falta de menstruação pôr período de dois ciclos ou mais é denominada de amenorréia, pode ser conseqüência à gravidez, menopausa ou importantes alterações hormonais ou em órgãos como o próprio útero, a causa da amenorréia deve ser pesquisada pelo ginecologista e tratada se for o caso.

A perda sangüínea fora do ciclo menstrual é considerada como hemorragia genital ou metrorragia. Pode ser conseqüência a:

  • abortamento,
  • disfunção hormonal,
  • uso de medicação hormonal,
  • pólipos endometriais ou mesmo
  • câncer da vagina, do colo do útero ou do corpo do útero.

É importante averiguar cuidadosamente a metrorragia ou perda sanguínea contínua, pois ela pode ser causada, como vimos, até mesmo por câncer, especial atenção às perdas sanguíneas na pós-menopausa.

Algumas dúvidas

P:A menstruação serve para limpar o útero?

R:Não, a menstruação é conseqüência da descamação da camada interna do útero (endométrio) e significa que não houve fertilização do óvulo

P:A mulher precisa menstruar todos os meses?

R:Não, tanto assim que quando grávida ou amamentando ela não menstrua e está em perfeitas condições de saúde física e ginecológica.

P:O uso do contraceptivo prejudica a mulher

R:Não, pode até beneficiar, diminuindo a possibilidade de alguns tumores malignos (do ovário em especial) e quando o contraceptivo é de uso contínuo pode melhorar a TPM e as crises de enxaqueca.